VIDYA

Publicação on-line semestral da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 0104-270X, na versão impressa, até o v. 31, n. 1 de 2011 e, a partir do v. 32, n. 1 de 2012, sob número 2176-4603, na versão on-line. A revista Vidya tem seu nome inspirado no sânscrito, cujos significados – conhecimento, sabedoria, educação – refletem a orientação humanística da instituição a que está vinculada.

O periódico destina-se à divulgação da produção científica de professores e pesquisadores da Universidade Franciscana, bem como de outras Instituições de Ensino Superior. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da direção e dos professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), a revista, até 1985, esteve voltada à publicação de artigos de todas as áreas da faculdade em cada exemplar e, a partir de 1994, passou a ser organizada por temáticas definidas a cada edição. A contar do primeiro semestre de 2007, a proposta editorial da Vidya voltou-se especificamente para a área da educação, em suas múltiplas dimensões.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de vetar a publicação de textos que não estejam de acordo com os objetivos da revista. Os artigos são avaliados, sem identificação de autoria, por membros do Conselho Consultivo. As afirmações e os conceitos contidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Em maio de 2014, o Conselho Editorial e a Comissão Editorial se fundiram e deram origem ao Conselho Editorial, que, a partir desse ano, definiu que a revista fosse relacionada ao Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e em Matemática e Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática.
Além disso, foi definido que seria editada pelo sistema SEER. Dessa forma, é recomendado que os trabalhos submetidos sejam relacionados às áreas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática, bem como formação de professores. Os trabalhos a serem submetidos à Vidya devem ser oriundos de pesquisadores doutores, mestres ou alunos de pós-graduação com doutores envolvidos e que sejam relacionados às áreas citadas.

A revista está em dia com as publicações anuais.

 

- Conheça as normas aqui

- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: vidya@ufn.edu.br


..............................................................................................................................................................................................................

PRÓXIMOS NÚMEROS:

2019

- v. 39, n. 02: Edição Especial - História da Educação Matemática - em breve publicada.

 

2020

- v. 40, n. 01: com fluxo contínuo

- v. 40, n. 02: Edição Especial - Educação matemática para educação infantil e anos iniciais. Editores convidados: Edda Curi - UNICSUL e João Alberto Silva - FURG. Submissão até 30 de junho de 2020, indicando ao editor tratar-se de artigo para a edição especial.

 

* Ao submeter um artigo é condição necessária que os autores completem os metadados, especialmente, com a titulação máxima, ORCID e preferências por área para avaliação. Todos os que submetem artigos são potenciais avaliadores.


v. 39, n. 1 (2019)

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF
José Carlos Pinto Leivas 1

Artigos

MODELAGEM MATEMÁTICA COM ENFOQUE CTS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS PDF
Everaldo Silveira, Ademir Donizeti Caldeira, Guilherme Wagner 3-20
AS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UMA META-ANÁLISE DO EPMEM PDF
Dionísio Burak, Daniele Regina Penteado 21-37
SOBRE CRIATIVIDADE EM AULAS DE MATEMÁTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL E PELOTAS PDF
Rafael Montoito, Eduardo Peter Rodrigues, Marcia Helena Guimarães Sauáia Rostas, Rozane da Siliveira Alves 39-54
JÁ-ENCONTRADOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: QUAIS IMPLICAÇÕES? PDF
Daniele Peres da Silva Martelozo, Angela Marta Pereira das Dores Savioli 55-71
VISÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE LICENCIATURA E OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS PDF
Gisele Soares Lemos Shaw, João Batista Teixeira da Rocha 73-89
OBJETO DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA E DOS SÓLIDOS PARA O ENSINO MÉDIO E TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE PDF
JOAO BOSCO LAUDARES, Augusto Cesar Machado Ramos 91-113
O POTENCIAL DA EXPERIMENTAÇÃO NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DO 8º ANO PDF
Rosangela Inês Matos Uhmann, Ronize Carlotto Alves 115-129
O PRÉ-CÁLCULO NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO: O PRESCRITO PDF
Fabiana Andrade, Agnaldo Esquincalha, Ana Teresa de Oliveira 131-151
UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS BRASILEIRAS RELACIONADAS COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CÁLCULO COM ÊNFASE EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Pedro Manuel Baptista Palhares 153-178
ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR PDF
Fabiane Lima Righi, Maria Cecília Pereira Santarosa, Carmen Vieira Mathias 179-194
ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA PDF
Édila Rosane Alves da Silva, Mara Elisângela Jappe Goi 195-214
CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS COM ENFOQUE NO PROFESSOR PESQUISADOR DA PRÓPRIA PRÁTICA (2013 - 2017) PDF
Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho 215-232
REFLEXÕES MANIFESTADAS POR UMA PROFESSORA NO CASO MULTIMÍDIA “EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA” PDF
Taynara Cristina Gaffo Fraga, Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino 233-254
A VERTENTE FRANCESA DE ESTUDOS DA DIDÁTICA PROFISSIONAL: IMPLICAÇÕES PARA A ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PDF
Francisco Regis Vieira Alves 255-275
CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA PDF
Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires 277-290
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COMO ALTERNATIVA DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA PDF
Kátia Maria Medeiros, Gilmara Gomes Meira 291-309
PROFESSORES E FORMADORES: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DA DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Emerson Rolkouski, Suellen Rodrigues de Oliveira Mazzolli 311-332


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.