VIDYA

Publicação on-line semestral da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 0104-270X, na versão impressa, até o v. 31, n. 1 de 2011 e, a partir do v. 32, n. 1 de 2012, sob número 2176-4603, na versão on-line. A revista Vidya tem seu nome inspirado no sânscrito, cujos significados – conhecimento, sabedoria, educação – refletem a orientação humanística da instituição a que está vinculada. A publicação possui o prefixo DOI 10.37781

O periódico destina-se à divulgação da produção científica de professores e pesquisadores da Universidade Franciscana, bem como de outras Instituições de Ensino Superior. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da direção e dos professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), a revista, até 1985, esteve voltada à publicação de artigos de todas as áreas da faculdade em cada exemplar e, a partir de 1994, passou a ser organizada por temáticas definidas a cada edição. A contar do primeiro semestre de 2007, a proposta editorial da Vidya voltou-se especificamente para a área da educação, em suas múltiplas dimensões.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de vetar a publicação de textos que não estejam de acordo com os objetivos da revista. Os artigos são avaliados, sem identificação de autoria, por membros do Conselho Consultivo. As afirmações e os conceitos contidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Em maio de 2014, o Conselho Editorial e a Comissão Editorial se fundiram e deram origem ao Conselho Editorial, que, a partir desse ano, definiu que a revista fosse relacionada ao Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e em Matemática e Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática.
Além disso, foi definido que seria editada pelo sistema SEER. Dessa forma, é recomendado que os trabalhos submetidos sejam relacionados às áreas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática, bem como formação de professores. Os trabalhos a serem submetidos à Vidya devem ser oriundos de pesquisadores doutores, mestres ou alunos de pós-graduação com doutores envolvidos e que sejam relacionados às áreas citadas.

A revista está em dia com as publicações anuais.

 

- Conheça as normas aqui

- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: vidya@ufn.edu.br


..............................................................................................................................................................................................................

PRÓXIMOS NÚMEROS:

2020

- v. 40, n. 01: com fluxo contínuo

- v. 40, n. 02: Edição Especial - Educação matemática para educação infantil e anos iniciais. Editores convidados: Edda Curi - UNICSUL e João Alberto Silva - FURG. Submissão até 30 de junho de 2020, indicando ao editor tratar-se de artigo para a edição especial.

 

* Ao submeter um artigo é condição necessária que os autores completem os metadados, especialmente, com a titulação máxima, ORCID e preferências por área para avaliação. Todos os que submetem artigos são potenciais avaliadores.


v. 39, n. 2 (2019): Edição Especial - História da Educação Matemática

Sumário

Apresentação

APRESENTAÇÃO PDF
Elisabete Zardo Búrigo, Iran Abreu Mendes, Wagner Rodrigues Valente 333-336

Artigos

LEITURA DE SABERES ENCERRADOS NOS CADERNOS ESCOLARES: O CASO DOS PROBLEMAS DE ARITIMÉTICA (FRANÇA, 1870-1936) PDF
Luciane de Fatima Bertini 337-346
UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NO CURSO PRIMÁRIO: ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO MANUAL DE COELHO (1892) PDF
Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Wagner Rodrigues Valente 347-361
ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA REVISTA DE ENSINO DE ALAGOAS (1927-1930) PDF
Joana Kelly Souza dos Santos, Maria Célia Leme da Silva 363-380
A EXPERTISE DE AFRO DO AMARAL FONTOURA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA GUANABARA PDF
Denise Medina de Almeida França, Paulo Roberto Castor Maciel 381-395
SABERES PARA ENSINAR NA OBRA METODOLOGIA DA MATEMÁTICA DE IRENE DE ALBUQUERQUE PDF
Rogerio dos Santos Carneiro, Neuza Bertoni Pinto 397-413
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA: UMA LEITURA DE HISTÓRIAS A RESPEITO DA CULTURA ESCOLAR E DOS SABERES MATEMÁTICOS PDF
Wesley Ferreira Nery, Larissa Pinca Sarro Gomes, Martha Raíssa Iane Santana da Silva 415-428
UMA ARITMÉTICA EM CADERNOS ESCOLARES: MARCAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA PDF
Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa 429-443
LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS E A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM MATEMÁTICA (1972-1974) PDF
Joubert Lima Ferreira, Mariana Moraes Lôbo Pinheiro, Ana Virgínia de Almeida Luna 445-458
NOTIONS OF PRACTICAL GEOMETRY OF VASCO DE ARAUJO E SILVA PDF
Circe Mary Silva da Silva 459-475
NOÇÕES DE GEOMETRIA PRÁTICA DE VASCO DE ARAUJO E SILVA PDF
Circe Mary Silva da Silva 477-493
ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA OBRA DE ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO, NO FINAL DO SÉCULO XIX PDF
Relicler Pardim Gouveia, Luiz Carlos Pais 495-508
DIÁLOGOS ENTRE “ARITHMETICA ELEMENTAR” DE GEORG AUGUST BÜCHLER E O MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI PDF
Roberto João Eissler, Priscila Juliana da Silva 509-526
REVISITANDO A PROVA REAL E A PROVA DOS NOVES: UM ESTUDO DOS “EXAMES DE ADMISSÃO” DE CARLOS GÓES PDF
Elenice de Souza Lodron Zuin 527-544
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX PDF
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer 545-564
CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NOTURNO: DUAS FRENTES DE UM MESMO LADO PDF
Daniella Thiemy Sada da Silva, Maria Cecília Bueno Fischer 565-584
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUA TRAJETÓRIA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFN PDF
Gabriel de Oliveira Soares, Eleni Bisognin 585-602
CAPAS E ENCARTES PEDAGÓGICOS DA REVISTA DO ENSINO DO RS: O QUE DIZEM SOBRE ELES QUATRO PROFESSORAS PRIMÁRIAS? PDF
Luiz Henrique Ferraz Pereira, Aline Reissuy Moraes, Arieli dos Santos, Melina Nymann dos Santos 603-616
A MATEMÁTICA ESCOLAR NO CERNE DE DEBATES HISTÓRICOS ENTRE PROFESSORES: TRAMAS DE PRESCRIÇÕES, CONCEPÇÕES E SABERES DOCENTES PDF
Tercio Girelli Kill, Julia Schaetzle Wrobel 617-633
OLHAR [PARA] E PENSAR [COM] AS IMAGENS: PROBLEMATIZAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PDF
Jéssica Ignácio de Souza, Cláudia Regina Flores 635-649


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.