PROVAS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS E O APLICATIVO GEOGEBRA: INCENTIVO À VISUALIZAÇÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Marcella Luanna da Silva Lima, Abigail Fregni Lins, Patricia Sandalo Pereira

Resumo


O trabalho com as provas e demonstrações matemáticas utilizando GeoGebra é uma alternativa para conjecturas, argumentações, construção do raciocínio hipotético-dedutivo e articulações entre os níveis de pensamento geométrico. Neste artigo discutimos uma das atividades analisadas em nossa pesquisa desenvolvida em nosso Projeto OBEDUC em rede UFMS/UEPB/UFAL, de caráter qualitativo, a qual objetivou investigar que tipo de provas e demonstrações matemáticas e nível de pensamento geométrico por alunos do 2º ano do Ensino Médio podem ocorrer a partir de uma proposta didática em ambientes lápis e papel e GeoGebra. Optamos pela técnica de triangulação dos dados, coletados a partir de redação, notas de campo, áudio e proposta didática. Apresentamos um estudo de caso com um trio de alunos de uma escola pública da cidade de Areia, Paraíba. Concluímos que o trio se encontra nos níveis iniciais de pensamento geométrico e utiliza de casos particulares para validar uma dada afirmação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.