APREENSÕES MOBILIZADAS NO ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Priscila Arcego, Rita de Cássia Pistóia Mariani

Resumo


Este artigo objetiva investigar como as apreensões em geometria são mobilizadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no estudo da área do círculo, a partir de atividades didáticas desenvolvidas em uma escola do sistema municipal de Erechim/RS, seguindo os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e os princípios da análise de conteúdo. As categorias foram constituídas com base na identificação das apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória. Com a análise dos protocolos das atividades, constatou-se que todas as respostas dos alunos mobilizaram uma ou mais apreensões, potencializando a coordenação de diferentes registros de representação semiótica, especialmente o registro em língua natural e figural. Tais atividades permitem propor encaminhamentos didáticos que conduzem à exploração das ideias relacionadas ao método da exaustão.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.