ASPECTOS DA CULTURA PROFISSIONAL MANIFESTADOS NAS HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA

Adriana Richit, Lidiane Ronsoni Maier

Resumo


O artigo evidencia elementos da cultura profissional de professoras de matemática da rede pública de ensino, pertencentes à 4.ª Gerência de Educação de Santa Catarina, Brasil, no período de 1970 a 1990, a partir de narrativas de suas histórias de vida. Mediante os pressupostos da história oral, assumida como procedimento de constituição de dados, convidamos cinco professoras a falar sobre suas trajetórias profissionais e pessoais. As narrativas foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas, constituindo o material empírico do estudo. Como resultado, foram evidenciados aspectos culturais relativos aos mitos relativos a matemática e ao ensino escolar, aos ritos instituídos nas práticas profissionais à época e modos de agir próprios daquele contexto e tempo. Tais aspectos associam-se a três formas principais de cultura profissional, o individualismo, a colaboração e a balcanização, constituídas nas tramas e processos político-educacionais e culturais, que marcaram historicamente a região oeste catarinense.


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