UMA DISCUSSÃO DE ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO CO-TIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁ-TICA

João Ricardo Viola dos Santos, Edson Pereira Barbosa, Patrícia Rosana Linardi

Resumo


Nosso objetivo neste artigo é realizar uma discussão de potencialidades de atividades baseadas em categorias do cotidiano na formação (continuada) de professores que ensinam matemática. Na primeira parte, apresentamos nosso referencial teórico-metodológico, o Modelo dos Campos Semânticos, que oferece um assentamento para nossas discussões. Na segunda, apresentamos uma caracterização da noção de categorias do cotidiano, em um diálogo com outros trabalhos relacionados ao tema. Na terceira parte, realizamos uma leitura da implementação de três atividades baseadas em categorias do cotidiano, em um grupo de trabalho com professores que ensinam matemática na Educação Básica. As principais potencialidades dessas atividades são a de afetar a lógica da melhoria do ensino de conteúdos e de oferecer para formação continuada de professores e para o trabalho em sala de aula, possibilidades de ampliações de repertórios e de modos de produção de significados de alunos e professores.

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