A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM O USO DO SU-PERLOGO: Uma atividade envolvendo figuras planas

Amanda Silva de Medeiros, Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa, Suely Scherer

Resumo


A tecnologia hoje se tornou indispensável em nossas vidas. Com isso, a integração desta no ambiente escolar é fundamental e pode contribuir com processos de aprendizagem, em especial, se usada com o objetivo de possibilitar que o aluno seja ativo, construindo seu próprio conhecimento, mediado pelo professor. Neste sentido, este artigo é resultado de um estudo cujo objetivo foi de analisar como ocorre a (re)construção de conhecimento sobre figuras planas utilizando o SuperLogo. Para tanto, desenvolvemos uma atividade com dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Miranda/MS. A análise dos dados foi orientada pelos estudos de Valente (2005) a respeito do Ciclo de Ações e a Espiral da Aprendizagem. A partir do estudo, pudemos concluir que os alunos vivenciaram o Ciclo de Ações conjecturando, tomando o problema para si, refletindo e depurando seus erros e, desta forma, experienciando uma espiral de aprendizagem ascendente.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.