ENSINO DE ECOLOGIA: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Eloisa Antunes Maciel, Roque Ismael da Costa Güllich, Daniela Oliveira de Lima

Resumo


A ciência Ecologia está em franca expansão e o seu ensino deve estar constantemente atualizado, promovendo mudanças pedagógicas significativas que envolvam todos os níveis de ensino. Este trabalho trata de uma pesquisa de caráter documental, que investiga concepções e metodologias no ensino de Ecologia. Os objetos de estudo foram os resumos publicados no Congresso de Ecologia do Brasil entre os anos de 2003 a 2015. Ao todo, foram coletados 10.065 resumos e, destes, analisados 31 que tratavam do tema. Sobre as concepções, foi obtida predominância da concepção técnica, seguida de crítica e prática; também foram encontrados múltiplos tipos de enfoques na abordagem dos conteúdos. Destacamos também a preocupação na diversificação de metodologias de ensino para abordagens sobre o ensino de Ecologia.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.