UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Maria Aparecida Monteiro Deponti, Ana Marli Bulegon

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma revisão de literatura sobre a implementação da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) para o ensino. A pesquisa qualitativa, teve o objetivo de investigar se (e como) a metodologia SAI está sendo usada no ensino, a área do conhecimento das produções existentes e os conteúdos de Física abordados nas produções em ensino de Física, para verificar a pertinência da implementação desta metodologia no ensino de Física. Questão norteadora: Como a metodologia SAI pode ser utilizada para contemplar a aprendizagem de Física? Realizamos uma busca de produções científicas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e na Plataforma Sucupira, utilizamos os descritores “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”, não especificamos período temporal e concluímos a pesquisa em janeiro de 2018. Para o ensino de Física, os resultados apontam poucos estudos acerca da metodologia SAI e evidenciam a pertinência de implementá-la.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.