UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO PROBLEMA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Michele Regiane Dias Veronez, Élida Maiara Velozo de Castro, Márcio André Martins

Resumo


Pautados nas assertivas de que uma atividade de modelagem matemática é orientada pela busca por solução(ões) para um problema, elegemos como foco de estudo o problema em atividades de modelagem matemática. Para tanto, buscamos nos anais dos Encontros Paranaenses de Modelagem Matemática na Educação Matemática (EPMEM) os relatos de experiências que trazem práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas na Educação Básica. Delimitamos como questão de investigação: que aspectos conduzem ao reconhecimento de um problema a investigar, nas atividades de modelagem relatadas nos EPMEM?. Consideramos a Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin, como base metodológica. Ponderamos que o reconhecimento do problema, por parte dos estudantes, nas práticas de modelagem analisadas ficou subordinado aos encaminhamentos e indicações do professor, revelando uma participação pouco ativa dos estudantes e sugerindo que essas práticas ainda pouco consideram os estudantes como aqueles que evidenciam ou indicam um problema a resolver; tampouco, suas intenções ou discussões prevalecem.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.