O POTENCIAL DA EXPERIMENTAÇÃO NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DO 8º ANO

Rosangela Inês Matos Uhmann, Ronize Carlotto Alves

Resumo


A presente pesquisa diz respeito ao potencial da experimentação quando efetivada no ensino, respeitada as devidas observações de planejamento, execução e avaliação. Porém, muitas vezes, acaba configurando a explicação de um fenômeno para comprovação da teoria, o que precisa ser desmistificado por meio de mais pesquisas. Com tal preocupação objetivamos analisar nos Livros Didáticos (LD) de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental a questão da experimentação, de como vem sendo abordada e que tipo de experimento é encontrado. Dez (10) LD foram analisados e catalogados os dados, sendo classificados nas abordagens: demonstração, verificação e investigação. Concluímos que ensinar os conceitos científicos de ciências por meio da experimentação com foco na abordagem da investigação é extremamente importante para a construção do conhecimento, constituindo-se como estratégia imprescindível ao ensino e aprendizagem não só dos alunos, mas do professor que ao mediar o conhecimento por meio do questionamento reconstrutivo também aprende.

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