O PRÉ-CÁLCULO NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO: O PRESCRITO

Fabiana Andrade, Agnaldo Esquincalha, Ana Teresa de Oliveira

Resumo


Este artigo tem como foco de investigação a disciplina de Pré-Cálculo no contexto dos cursos de licenciatura em matemática, compreendendo que ela compõe a fase de transição do ensino médio para o ensino superior dos licenciandos. O contexto de investigação são as doze Instituições de Ensino Superior (IES) públicas presenciais no estado do Rio de Janeiro (RJ) que possuem a disciplina em sua estrutura curricular. A análise deu-se a partir de um mapeamento do que se encontra prescrito nas ementas e nos Projetos Pedagógicos (PPC) dos cursos de licenciatura em matemática das instituições para orientar o trabalho desenvolvido na referida disciplina, ou seja, seus objetivos, sua carga horária, os conteúdos e as referências bibliográficas sugeridas para embasamento do curso. O objetivo foi compreender como se estabelece o trabalho a ser desenvolvido na disciplina nos documentos institucionais. Dentre os resultados, observamos que o Pré-Cálculo está presente no currículo da maioria dos cursos de Licenciatura em matemática fluminenses, principalmente com objetivos de nivelamento e revisão de conteúdos. As instituições que não oferecem a disciplina na estrutura curricular do curso, contam com projetos de extensão e ações de apoio de mesmo sentido.


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