INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CULTURA DE SOJA COMO TEMÁTICA CONTEXTUALIZADORA

Elenize Rangel Nicoletti, Rosemar de Fátima Vestena, Lenira Maria Nunes Sepel

Resumo


Este trabalho objetiva socializar e analisar os resultados de uma oficina realizada durante um curso para formação de professores da rede de ensino de Tupanciretã, RS. Desenvolvido no segundo semestre de 2016, o curso abordou a alfabetização científica dentro da perspectiva metodológica das Ilhas de Racionalidade (IR) como forma de discutir a inclusão de propostas interdisciplinares na Educação Básica. A temática escolhida, a cultura de soja, está estreitamente relacionada com a história agrícola do município. Como material de análise, utilizaram-se quatro esquemas relacionais produzidos por 20 professores reunidos em grupos divididos por áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas). A utilização da etapa inicial da IR apresentou-se como um importante exercício para o professor refletir e incluir a interdisciplinaridade e estimular a alfabetização científica, nos sujeitos, bem como nas suas práticas em sala de aula.

 


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