COMPREENDENDO OS NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM ATIVA

Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima

Resumo


Este artigo apresenta uma estratégia didática inspirada no Peer Instruction, um método de aprendizagem por pares proposto por Eric Mazur. A proposta foi planejada para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, e aplicada com o objetivo de possibilitar a compreensão de conceitos relacionados aos números complexos e suas operações básicas. Para isso, consideram-se ações de pensamento dos estudantes em atividades de discussão e interação em grupo. Os princípios da aprendizagem ativa fundamentaram a criação desta estratégia, na qual o estudante é o principal sujeito: participativo, dialoga com colegas e usa conhecimentos prévios em processos reflexivos para a compreensão de novos saberes. Durante a aplicação, criou-se um ambiente favorável à reflexão e ao compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e desses com o professor, cujo papel foi o de intervir sempre que foi requisitado ou considerado necessário. Os resultados obtidos com a prática superaram as expectativas iniciais, conforme dados oriundos de observações e de registros e relatos de estudantes, que demonstraram o alcance dos objetivos de aprendizagem. Além da aprendizagem ativa de números complexos, a estratégia também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como argumentação, criticidade e questionamento reflexivo

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.