CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E CONHECIMENTO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Julio Cesar Bresolin Marinho, Fabiane Ferreira da Silva, Charles dos Santos Guidotti

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir sobre as concepções de Ciência e conhecimento de um coletivo de professores matriculados em um curso de especialização presencial em Educação em Ciências. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiaberto aplicado à 32 professores. A análise desses dados foi realizada pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados nos possibilitaram a construção de quatro DSC: três relacionados ao entendimento sobre Ciência e um referente ao entendimento sobre conhecimento. Com a investigação foi possível evidenciar que a Ciência Moderna, sustentada pelo método científico encontra-se viva nas concepções dos professores participantes dessa pesquisa, mas também emergiram ideias de uma Ciência mais ampla e interdisciplinar. Acreditamos ser importante que os professores consigam compreender a Ciência, bem como seus métodos de uma forma mais ampla, para que assim possam perceber a sua própria prática docente como uma forma de produção científica. Esperamos que os professores que realizaram o curso de especialização em Educação em Ciências, pudessem aperfeiçoar as suas ideias tanto sobre Ciência, como de conhecimento.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.