ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR

Fabiane Lima Righi, Maria Cecília Pereira Santarosa, Carmen Vieira Mathias

Resumo


Neste trabalho, apresentam-se resultados de uma pesquisa exploratória que fez parte de uma dissertação de mestrado apresentada ao Curso de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi analisar os esquemas em ação da grandeza volume no contexto da formação inicial de professores de Matemática por meio da elaboração e aplicação de um teste cujas situações articularam diferentes formas de representações para serem solucionadas. O público alvo foi composto por alunos da disciplina de Geometria Espacial do Curso de Matemática Licenciatura da referida universidade. Apoiado na Teoria dos Campos Conceituais, o teste apresentou situações de medida, de comparação e de produção, requerendo a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Os resultados mostraram que os alunos têm dificuldades em: transformar unidades de medidas, compreender a independência da área e volume com a forma e suas medidas lineares. Também se verificou ênfase no quadro geométrico e numérico como obstáculo para a aprendizagem da grandeza volume, fato este que tem respaldo na forma como a unidade volume é estruturada, voltada ao cálculo dos principais sólidos geométricos e aplicação de fórmulas, sem relação com outras grandezas ou em diferentes situações.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.