A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COMO ALTERNATIVA DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA

Kátia Maria Medeiros, Gilmara Gomes Meira

Resumo


O presente artigo apresenta um recorte de aspectos discutidos em nossa pesquisa de dissertação de mestrado. Neste sentido, o objetivo foi analisar como alunos de uma turma de 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na Paraíba se comunicavam ao desenvolverem atividades com resolução de problemas geométricos fazendo uso do Tangram. A pesquisa foi um dos frutos de um projeto de pesquisa sobre formulação e resolução de problemas matemáticos pertencente ao Programa Observatório de Educação/CAPES e aconteceu a partir da proposta de atividades geométricas com a turma que, posteriormente, resultou em três estudos de caso, nos quais se analisa o respectivo desenvolvimento e comunicação na resolução dos problemas utilizando o Tangram. Aqui apresentamos os casos Júlia e Amanda em três episódios. Os resultados sugerem que, mesmo havendo certa fragilidade com relação ao conhecimento geométrico, o trabalho com resolução de problemas em grupos desperta o interesse, a comunicação matemática e a reflexão dos alunos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.