ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA

Édila Rosane Alves da Silva, Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo


Este trabalho apresenta uma revisão de literatura em quatro periódicos da área de Ensino de Ciências, compreendendo o período de 2004 a 2017, para o qual propõem-se investigar e entender como vem sendo abordada a articulação de temáticas à metodologia de Resolução de Problemas no âmbito educacional. Adicionalmente, busca-se identificar as relações estabelecidas entre os temas propostos e a estratégia metodológica de Resolução de Problemas com as diferentes áreas do conhecimento, reconhecer e discutir as compreensões relativas à articulação proposta por parte de professores e analisar quais são os tipos de temas e problemas sinalizados na literatura. A análise dos resultados evidencia uma articulação interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, além de apontar indícios sobre uma aprendizagem para a cidadania e para o desenvolvimento de habilidades e competências indicadas nos documentos oficiais para a educação brasileira, embora se confirme uma escassez de publicações que versem sobre o assunto.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.