JÁ-ENCONTRADOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: QUAIS IMPLICAÇÕES?

Daniele Peres da Silva Martelozo, Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Resumo


Neste artigo teórico e qualitativo, temos como intenção discutir sobre os efeitos das experiências matemáticas dos indivíduos em suas aprendizagens atuais e/ou futuras. Sustentamos nossas discussões e considerações no quadro teórico dos Três Mundos da Matemática, de David Tall, e em trabalhos de autores que abordam essa temática, especialmente ao conceito de já-encontrado. Para tanto, apresentamos um mapeamento de pesquisas nacionais - teses e dissertações, a fim de trazer resultados empíricos evidenciados em investigações com estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior envolvendo já-encontrados e suas influências na aprendizagem de conceitos matemáticos. Nossas análises confirmam e evidenciam a importância de considerar e como lidar com experiências matemáticas anteriores, sobre já-encontrados colaboradores e dificultadores pertencentes e influenciadores no processo de aprendizagem da Matemática. A maneira que os estudantes lidam com seus já-encontrados pode acarretar em dificuldades ou sucesso no que se refere ao desenvolvimento do pensamento matemático.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.