CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS COM ENFOQUE NO PROFESSOR PESQUISADOR DA PRÓPRIA PRÁTICA (2013 - 2017)

Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho

Resumo


O estudo objetiva analisar contribuições para o debate sobre o professor pesquisador da própria prática em pesquisas sobre ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, a partir de pesquisas sobre “professor pesquisador” e “professor reflexivo” no ensino de matemática nos anos inicias, disponíveis no Banco de Teses da CAPES, defendidas de 2013 a 2017. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostram que as reflexões de professores estabelecem fortes preocupações com as relações entre aluno-professor-conhecimento em termos epistemológicos da pesquisa da própria prática.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.