AS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UMA META-ANÁLISE DO EPMEM

Dionísio Burak, Daniele Regina Penteado

Resumo


Este artigo parte de um projeto maior e do trabalho de dissertação de Penteado (2015), focaliza as práticas com Modelagem no estado do Paraná. A questão norteadora é: O que se mostra das práticas que envolvem a Modelagem Matemática, realizadas na Educação Básica, a partir dos relatos de experiências constantes nos Anais do EPMEM, nas edições de 2004 a 2014? O objetivo principal é divulgar as características das práticas de Modelagem desenvolvidas. Constituem o corpus da pesquisa 31 trabalhos constantes dos Anais dessas edições. A pesquisa é qualitativa e os dados são analisados, segundo (Bardin (2009), utilizando o software Atlas. ti. Os resultados mostram que as práticas, mesmo realizadas com concepções diferentes, ainda com forte centralização no professor e a necessidade de maiores aprofundamentos na concepção de Educação Matemática, trazem resultados bastante significativos, em relação ao envolvimento e a aprendizagem da Matemática, segundo estudantes e professores que vivenciam essas práticas.


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