CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA

Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires

Resumo


Controvérsias Sociocientíficas (CSC) são situações polêmicas, envoltas em questões éticas e morais, relacionadas à Ciência e Tecnologia e à forma como estas afetam a Sociedade. No ensino, são utilizadas para desenvolver capacidades como argumentação e criticidade. Por isso, esta abordagem vem sendo pesquisada na área de Educação em Ciências, principalmente nos últimos dez anos. Portanto, consideramos relevante entender como estas investigações estão ocorrendo. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar a produção acadêmica brasileira sobre as CSC, buscando compreender as tendências destas pesquisas. Assim, foi realizado um estudo do tipo estado do conhecimento, cuja constituição de dados deu-se no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, os quais foram interpretados usando a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a maioria das teses e dissertações sobre CSC está na região sudeste e que os focos temáticos mais investigados são formação de professores e estratégias didáticas no ensino básico.


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