VIDYA

Publicação on-line semestral da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 0104-270X, na versão impressa, até o v. 31, n. 1 de 2011 e, a partir do v. 32, n. 1 de 2012, sob número 2176-4603, na versão on-line. A revista Vidya tem seu nome inspirado no sânscrito, cujos significados – conhecimento, sabedoria, educação – refletem a orientação humanística da instituição a que está vinculada.

O periódico destina-se à divulgação da produção científica de professores e pesquisadores da Universidade Franciscana, bem como de outras Instituições de Ensino Superior. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da direção e dos professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), a revista, até 1985, esteve voltada à publicação de artigos de todas as áreas da faculdade em cada exemplar e, a partir de 1994, passou a ser organizada por temáticas definidas a cada edição. A contar do primeiro semestre de 2007, a proposta editorial da Vidya voltou-se especificamente para a área da educação, em suas múltiplas dimensões.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de vetar a publicação de textos que não estejam de acordo com os objetivos da revista. Os artigos são avaliados, sem identificação de autoria, por membros do Conselho Consultivo. As afirmações e os conceitos contidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Em maio de 2014, o Conselho Editorial e a Comissão Editorial se fundiram e deram origem ao Conselho Editorial, que, a partir desse ano, definiu que a revista fosse relacionada ao Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e em Matemática e Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática.
Além disso, foi definido que seria editada pelo sistema SEER. Dessa forma, é recomendado que os trabalhos submetidos sejam relacionados às áreas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática, bem como formação de professores. Os trabalhos a serem submetidos à Vidya devem ser oriundos de pesquisadores doutores, mestres ou alunos de pós-graduação com doutores envolvidos e que sejam relacionados às áreas citadas.

A revista está em dia com as publicações anuais.

 

- Conheça as normas aqui

- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: vidya@ufn.edu.br


..............................................................................................................................................................................................................

PRÓXIMOS NÚMEROS:

Edição Especial de 2019 - História da Educação Matemática - v. 39, n. 02: submissão até 30 de junho de 2019, indicando ao editor tratar-se de artigo para a edição especial

 

Ao submeter um artigo é condição necessária que os autores completem os metadados, especialmente, com a titulação máxima.


v. 38, n. 2 (2018)

Sumário

Apresentação

Editorial PDF
Maria do Carmo Galiazzi 1-4

Artigos

REPERCUSSÕES DA ATUAÇÃO EM MONITORIAS EM CLUBES DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA PESSOAL E PROFISSIONAL DOS PARTICIPANTES PDF
Thelma Duarte Brandolt-Borges, Luana Correia de Melo Teixeira, Valderez Marina do Rosário Lima, Berenice Álvares Rosito 5-19
ENSINO DE ECOLOGIA: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PDF
Eloisa Antunes Maciel, Roque Ismael da Costa Güllich, Daniela Oliveira de Lima 21-36
INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CULTURA DE SOJA COMO TEMÁTICA CONTEXTUALIZADORA PDF
Elenize Rangel Nicoletti, Rosemar de Fátima Vestena, Lenira Maria Nunes Sepel 37-52
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E CONHECIMENTO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PDF
Julio Cesar Bresolin Marinho, Fabiane Ferreira da Silva, Charles dos Santos Guidotti 53-69
CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS PDF
Aline Grohe Schirmer Pigatto, Cristina Angonesi Zborowski 71-88
CALOR E TEMPERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM VIA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA PDF
Rafaela Duarte Nascimento, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende 89-102
UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE FÍSICA PDF
Maria Aparecida Monteiro Deponti, Ana Marli Bulegon 103-118
CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM METODOLÓGICA AUDIOVISUAL NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SEGUNDO A TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY PDF
Enoelino Magalhães Filho, Everton Ludke 119-136
UMA ANÁLISE DE HABILIDADES COGNITIVAS MANIFESTADAS POR ESTUDANTES NO LABORATÓRIO DE GRADUAÇÃO DE QUÍMICA PDF
Adriane Röedel Hirdes, Vania Elisabeth Barlette, Paulo Henrique Guadagnini 137-161
EVIDÊNCIAS DA APRENDIZAGEM DOCENTE EM LICENCIANDOS DE UM CURSO DE QUÍMICA PDF
Miriam Cristina Covre de Souza, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Marinez Meneghello Passos 163-179
INFLUÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES PARADIGMÁTICAS DE CIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FUTUROS LICENCIADOS EM BIOLOGIA PDF
Renato Araújo Torres de Melo Moul, Risonilta Germano Bezerra de Sá, Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão 181-194


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.