v. 39, n. 2 (2019)

Edição Especial - História da Educação Matemática

Sumário

Apresentação

APRESENTAÇÃO PDF
Elisabete Zardo Búrigo, Iran Abreu Mendes, Wagner Rodrigues Valente 333-336

Artigos

LEITURA DE SABERES ENCERRADOS NOS CADERNOS ESCOLARES: O CASO DOS PROBLEMAS DE ARITIMÉTICA (FRANÇA, 1870-1936) PDF
Luciane de Fatima Bertini 337-346
UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NO CURSO PRIMÁRIO: ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO MANUAL DE COELHO (1892) PDF
Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Wagner Rodrigues Valente 347-361
ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA REVISTA DE ENSINO DE ALAGOAS (1927-1930) PDF
Joana Kelly Souza dos Santos, Maria Célia Leme da Silva 363-380
A EXPERTISE DE AFRO DO AMARAL FONTOURA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA GUANABARA PDF
Denise Medina de Almeida França, Paulo Roberto Castor Maciel 381-395
SABERES PARA ENSINAR NA OBRA METODOLOGIA DA MATEMÁTICA DE IRENE DE ALBUQUERQUE PDF
Rogerio dos Santos Carneiro, Neuza Bertoni Pinto 397-413
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA: UMA LEITURA DE HISTÓRIAS A RESPEITO DA CULTURA ESCOLAR E DOS SABERES MATEMÁTICOS PDF
Wesley Ferreira Nery, Larissa Pinca Sarro Gomes, Martha Raíssa Iane Santana da Silva 415-428
UMA ARITMÉTICA EM CADERNOS ESCOLARES: MARCAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA PDF
Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa 429-443
LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS E A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM MATEMÁTICA (1972-1974) PDF
Joubert Lima Ferreira, Mariana Moraes Lôbo Pinheiro, Ana Virgínia de Almeida Luna 445-458
NOTIONS OF PRACTICAL GEOMETRY OF VASCO DE ARAUJO E SILVA PDF
Circe Mary Silva da Silva 459-475
NOÇÕES DE GEOMETRIA PRÁTICA DE VASCO DE ARAUJO E SILVA PDF
Circe Mary Silva da Silva 477-493
ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA OBRA DE ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO, NO FINAL DO SÉCULO XIX PDF
Relicler Pardim Gouveia, Luiz Carlos Pais 495-508
DIÁLOGOS ENTRE “ARITHMETICA ELEMENTAR” DE GEORG AUGUST BÜCHLER E O MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI PDF
Roberto João Eissler, Priscila Juliana da Silva 509-526
REVISITANDO A PROVA REAL E A PROVA DOS NOVES: UM ESTUDO DOS “EXAMES DE ADMISSÃO” DE CARLOS GÓES PDF
Elenice de Souza Lodron Zuin 527-544
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX PDF
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer 545-564
CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NOTURNO: DUAS FRENTES DE UM MESMO LADO PDF
Daniella Thiemy Sada da Silva, Maria Cecília Bueno Fischer 565-584
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUA TRAJETÓRIA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFN PDF
Gabriel de Oliveira Soares, Eleni Bisognin 585-602
CAPAS E ENCARTES PEDAGÓGICOS DA REVISTA DO ENSINO DO RS: O QUE DIZEM SOBRE ELES QUATRO PROFESSORAS PRIMÁRIAS? PDF
Luiz Henrique Ferraz Pereira, Aline Reissuy Moraes, Arieli dos Santos, Melina Nymann dos Santos 603-616
A MATEMÁTICA ESCOLAR NO CERNE DE DEBATES HISTÓRICOS ENTRE PROFESSORES: TRAMAS DE PRESCRIÇÕES, CONCEPÇÕES E SABERES DOCENTES PDF
Tercio Girelli Kill, Julia Schaetzle Wrobel 617-633
OLHAR [PARA] E PENSAR [COM] AS IMAGENS: PROBLEMATIZAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PDF
Jéssica Ignácio de Souza, Cláudia Regina Flores 635-649


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.