Métodos de higienização de próteses removíveis: uma revisão narrativa

Clarissa Julieti Montagner, Ana Carolina Oliveira, Milena Kurrle, Pâmela Gutheil Diesel, Graciela Schneider Vitalis, Vinícius Felipe Wandscher

Resumo


No presente estudo, tem-se o objetivo de fazer uma revisão de literatura sobre os meios de higienização para prótese parcial removível e prótese total com o intuito de desenvolver um material informativo destinado aos pacientes atendidos nas clínicas odontológicas da Universidade Franciscana. Entre os meios para desinfecção estão os mecânicos (escovas, micro-ondas e ultrassom), químicos (peróxidos alcalinos, hipocloritos alcalinos, ácidos, desinfetantes e enzimas) e o método combinado (mecânico e químico associados). Nas próteses com metal, os hipocloritos alcalinos, o micro-ondas e os ácidos não podem ser utilizados, pois causam danos a esse material. Os estudos demonstram que somente as escovas não são suficientes para remoção completa de placa bacteriana, e o uso de escovas duras pode desgastar a superfície da resina, deixando-a mais porosa e com maior possibilidade de acúmulo de placa e, assim, causar patologias na mucosa do paciente. Conclui-se que o melhor método de limpeza é o associado, que consiste na escovação e imersão em alguma sustância química; as escovas indicadas são as macias do tipo cônicas e cilíndricas de tamanho compatível; para imersão de próteses, indica-se utilizar vinagre branco para Prótese Parcial Removível (PPR) e hipoclorito de sódio para Prótese Total (PT).


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.