A relevância da inter/multidisciplinaridade na pós-graduação: relato de experiência

Maiara Oliveira Jantsch, Luciana Fontanari Krause, Leticia Westphalen Bento

Resumo


A importância da inserção de várias áreas do conhecimento no contexto da pós-graduação perpassa a necessidade da percepção de novos problemas, diferentes naturezas e com níveis de complexidade crescentes, muitas vezes, decorrentes do próprio avanço científico e tecnológico. A transferência de métodos de uma área para outra, gerando novos conhecimentos ou disciplinas, faz surgir um profissional com perfil distinto dos existentes, com formação básica sólida e integradora. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo descrever a experiência vivida em contexto profissional multivariado, no âmbito acadêmico-científico, durante os três primeiros meses após o ingresso no curso de Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, da Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, compreendido no período de agosto a outubro do ano de 2018. Os resultados apontaram a importância dessa interligação entre as diferentes disciplinas da Área da Saúde, no fortalecimento do processo de aprendizado e das percepções, além do olhar uniprofissional. Ainda, a oportunidade de contato com os mais variados nichos profissionais, na pós-graduação, foi (e sempre será) de extrema relevância para uma formação de visão não limitada, tornando-se ampla no sentido de agregar saberes, bem como nas aplicações posteriores em níveis práticos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.