Efeitos da hidroterapia na capacidade funcional em indivíduos cardiopatas

Rafaela Bortolotti Sant’Anna, Celline Ferreira Nunes, João Rafael Sauzen Machado, Lilian de Oliveira Oliveira, Douglas Dalcin Rossato, Carla Mirelle Giotto Mai, Luiz Fernando Rodrigues Junior, Jaqueline de Fátima Biazus

Resumo


A reabilitação cardiorrespiratória por meio de exercícios físicos é fundamental na recuperação de indivíduos acometidos por doença cardiovascular, pois promove efeitos positivos na sua qualidade de vida. O objetivo do estudo é avaliar o efeito da hidroterapia na capacidade funcional e respiratória de indivíduos com doença cardíaca em reabilitação fase III. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem quantitativa, do tipo quase experimental, com avaliação pré e pós-teste, sem grupo controle. A população foi constituída por nove indivíduos de ambos os gêneros, com idades entre 51 e 78 anos, pertencentes ao grupo de Reabilitação Cardíaca do Laboratório de Ensino Prático em Fisioterapia da Universidade Franciscana. Foram realizados manovacuometria, espirometria e o teste de caminhada de seis minutos na pré e pós-intervenção, sendo que a intervenção durou quatro semanas. Na manovacuometria, a pressão expiratória máxima (PEmáx) obteve diferença estatística quando comparadas a pré e pós-intervenção (p=0,04); houve diferença estatística nas comparações da capacidade vital forçada (CVF) na pré-intervenção com o predito (p=0,03); no teste de caminhada de seis minutos (TC6), a distância percorrida aumentou 38,8 metros na pós-intervenção. A força muscular respiratória encontrava-se diminuída, pois estava abaixo do valor predito, porém obteve-se melhora nos resultados pós-intervenção. Na espirometria, não houve diferença estatisticamente significativa entre as médias, o que pode ser explicado pela dificuldade em manter a intensidade dos exercícios durante o protocolo de reabilitação. A capacidade funcional, mesmo não estatisticamente significativa, demonstrou um aumento na distância percorrida pelo TC6.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.