Análise sensorial de um brownie sem glúten e sem lactose

Cristina Dalmolin, Gabriela Iensen, Jéssyca Ribeiro, Maristela Lopes, Cristiana Basso

Resumo


A procura por produtos sem glúten e sem lactose vem aumentando nos últimos anos e já não se restringe apenas aos indivíduos com intolerância. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um brownie funcional sem leite e derivados e sem glúten, de modo a atender consumidores com restrições alimentares. Foram incluídos 48 provadores, adultos não treinados, de ambos os gêneros, com idades entre 18 e 44 anos. Os provadores realizaram a análise sensorial do brownie e após responderam um questionário. Esse avaliou os seguintes atributos: aparência, textura, aroma e sabor e o índice de aceitabilidade, o qual continha uma escala hedônica de 7 pontos, variando de “gostei muito” até “desgostei muito”. Também foi questionada a intenção de compra para os provadores. Os resultados obtidos a respeito da intenção de compra indicam que 91,7% comprariam o produto. Os dados da análise sensorial apontam que o brownie apresentou boa aceitação pelos provadores, destacando que todos os atributos receberam notas superiores a 80%. Conclui-se, portanto, que o brownie demonstrou uma boa aceitação e obteve uma intenção de compra considerável, podendo ser excelente alternativa de produto para pessoas intolerantes ao glúten e/ou lactose.


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