Efeito citotóxico do extrato hidroalcoólico de Vassobia breviflora em células de melanoma murino B16F10

Luciano Schmitt, Altevir Rossato Viana, Letícia Nascimento da Rosa, Aline de Oliveira Fogaça, Julien Wergutz, Luciana Maria Fontanari Krause, Aline Grohe Schirmer Pigatto

Resumo


A busca por novos medicamentos que possam ser utilizados no tratamento do câncer tem mobilizado pesquisadores em todo o mundo. Os produtos naturais representam importante recurso para a descoberta e para o desenvolvimento de novos medicamentos, pois são uma rica fonte de compostos biologicamente ativos. Vassobia breviflora (Sendtn.) Hunz. (Solanaceae), espécie nativa do Rio Grande do Sul, foi avaliada quanto ao seu potencial citotóxico. Investigou-se in vitro a citotoxicidade do extrato hidroalcoólico de folhas nas concentrações de 10, 30, 50, 70, 80 e 100 mg/mL frente à linhagem de células B16F10, pelo método de redução do MTT. Os resultados demonstraram uma redução na viabilidade das células de 86,4% e 88,2%, nas concentrações de 10 e 30 mg/mL, respectivamente. Dessa forma, os dados apresentados revelaram que o extrato de V. breviflora possui atividade citotóxica nas condições analisadas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.