Ações educativas de ensino de primeiros socorros para escolares

Daiana Ramiro dos Santos, Silomar Ilha, Regina Gema Santini Costenaro, Bibiana Sales Antunes, Gabriela Fragoso

Resumo


Objetivou-se com esse estudo ensinar primeiros socorros para escolares, como uma forma de salvar vidas e minimizar agravos. Foi realizada uma pesquisa-ação, em que participaram 22 escolares com idade entre 11 a 13 anos, que cursavam o 6º ano do ensino Fundamental de uma escola pública de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2017. Inicialmente foi realizado diagnóstico situacional e aplicado um pré-teste sobre o conhecimento dos escolares referente às situações de risco de saúde e que exigissem primeiros socorros. Após, foram realizadas as oficinas de primeiros socorros com cuidados realizados frente às convulsões, hemorragias/sangramentos, parada cardiorrespiratória, quedas e engasgo. Seguindo, os escolares avaliaram a ação realizada. Os resultados apresentados nas respostas do questionário foram analisados por dados estatísticos. Dos depoimentos manifestados na avaliação emergiram duas categorias: Ajudar as pessoas e salvar vidas; Saber o que fazer e ter conhecimento. Conclui-se que a importância de ensinar os primeiros socorros para escolares se deve principalmente pelo fato de que normalmente estes estão em casa quando ocorrem situações de emergência.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.