Percepção de mulheres acerca de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas: relato de uma intervenção

Marta Cristina Schuch, Taís Tasqueto Tassinari, Larissa Goya Pierry, Valquiria Toledo Souto, Keity Laís Siepmann Soccol, Marlene Gomes Terra

Resumo


O uso de drogas por mulheres vem crescendo progressivamente, o que demonstra haver a necessidade de investigar mais essa problemática. Trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever uma intervenção realizada junto a mulheres usuárias de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), mediante uma roda de conversa, por profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, acerca da percepção que as mulheres possuem sobre o CAPS AD. Essa intervenção discorreu sobre os resultados de uma pesquisa de campo, os quais apontaram que as mulheres consideram esse serviço como o principal dispositivo de cuidado acessado por elas, embora reconheçam que ele precisa ser mais divulgado e direcionado ao público feminino. Ainda, referem que o estigma existente sobre o usuário de drogas é um dos fatores limitadores para acessarem o serviço. Conclui-se, então, que esse serviço assume um importante papel enquanto estratégia de cuidado, constituindo-se como um local acolhedor que proporciona espaço de tratamento e troca de experiências, além de possuir um atendimento humanizado e sensível às demandas apresentadas. Por fim, a experiência junto às mulheres possibilitou compreender a necessidade de ampliação de serviços voltados às usuárias de drogas em diferentes espaços, com vistas a exercer o cuidado de acordo com o seu contexto de vida.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.