Uso de drogas lícitas e ilícitas na gestação e as repercussões no nascimento prematuro e de baixo peso

Bianca Vendruscolo Bianchini, Ana Laura Zuchetto Pizolotto, Claudete Moreschi, Claudia Zamberlan, Bianca Zimmermann dos Santos, Marília Cunha Maroneze, Patrícia Pasquali Dotto

Resumo


A gestação é um momento especial da vida de uma mulher e de sua família, que necessita de cuidados quanto aos seus hábitos e estilo de vida, como o uso de drogas lícitas e ilícitas, que podem influenciar na saúde do binômio mãe-feto. Tem-se como objetivo conhecer e analisar a produção científica sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas por gestantes e as repercussões para a saúde do recém-nascido. Trata-se de uma revisão de literatura, na qual a busca dos artigos foi realizada nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual da Saúde, no mês de maio de 2017 e atualizado em março de 2018, com os descritores “drug users or substance related disorders” and “pregnancy or pregnant women” and “premature birth or infant, low birth weight” publicados no período de 1998 a 2017. Esse recorte temporal deu-se em virtude da XX Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU (UNGASS), que discutiu o problema mundial das drogas. Foram analisados 13 artigos que contemplassem os critérios de inclusão e exclusão desse assunto. Pode-se evidenciar que a maioria dos estudos identifica a relação entre o uso na gestação de drogas lícitas e ilícitas com parto prematuro e o baixo peso ao nascer, que podem ser relacionadas a complicações de curto e longo prazo para a saúde da criança.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.