Teste da linguinha

Cristiane Medianeira Savian, Gabriela Bohrer Bolsson, Bruna Pivetta Prevedello, Cristina Saling Kruel, Cláudia Zamberlan, Bianca Zimmermann Santos

Resumo


O objetivo deste trabalho foi identificar a produção científica relacionada à aplicação do protocolo de avaliação do frênulo lingual em bebês, conhecido como Teste da Linguinha. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados MEDLINE/PubMed, SciELO e Google Scholar. Foram encontrados 52 estudos, sendo incluídos doze, que preencheram os critérios de inclusão considerados, todos publicados entre os anos de 2012 a 2018. Foi possível verificar que existem muitas controvérsias na literatura quanto às alterações do frênulo lingual e sua interferência nas funções orais, e poucos resultados com bom nível de evidência científica. São necessários mais estudos clínicos, bem delineados, para a análise detalhada dos parâmetros utilizados pelos profissionais da área da saúde na avaliação do frênulo lingual em bebês e indicação correta da frenotomia.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.