Hipoglicemia neonatal: revisão integrativa

Juliana Silveira Bordignon, Bruna Dedavid da Rocha, Bruna Pivetta Prevedello, Elisiane Quatrin Beck, Priscila Castro, Luciane Najar Smeha, Nadiesca Taisa Filippin

Resumo


A hipoglicemia é uma condição que ocorre com frequência em recém-nascidos, pela maior necessidade de utilização de glicose. Cerca de 50% dos recém-nascidos assintomáticos possuem fatores de risco para hipoglicemia. Porém, não existe um concenso sobre as consequências no seu desenvolvimento neurológico e psicomotor. Além disso, percebe-se escassez de estudos sobre essa temática. Nesse sentido, este artigo objetivou revisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre hipoglicemia em recém-nascidos, com e sem fatores de risco. Consiste em uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados Lilacs e Pubmed, utilizando os descritores “hipoglicemia” e “recém-nascido”; e os termos Mesh “hypoglycemia”, “infant” e “newborn”. Foi delimitado um recorte temporal de seis anos. A amostra final foi composta por sete publicações. Os estudos selecionados objetivaram determinar a incidência, os fatores de risco, a detecção, o manejo, a maneira ideal de quantificar os níveis de glicose, o comprometimento neurológico e as repercussões no desempenho escolar de recém-nascidos com hipoglicemia, além de determinar a principal via de parto. Conclui-se, a partir dos estudos elencados, que não existe uma evidência científica consistente sobre o tema, para a tomada de decisão clínica. Torna-se necessária a realização de novos estudos bem delineados e controlados, sobre as repercussões no desenvolvimento neurológico e psicomotor de recém-nascidos a longo prazo.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.