Percepções de acadêmicos acerca das atividades interdisciplinares realizadas no grupo de cuidadores de idosos com Alzheimer

Silomar Ilha, Mirele Bernardine, Tauana Reinstein de Figueiredo, Claudia Zamberlan

Resumo


O fenômeno do envelhecimento populacional tem sido observado em todo o mundo. Agregado a este emergem algumas doenças características desta faixa etária, dentre elas a doença de Alzheimer (DA). Esta se caracteriza como uma forma de demência que afeta o idoso comprometendo sua integridade física, mental e social. Neste estudo, objetivou-se conhecer a percepção de acadêmicos que atuam em um Grupo Interdisciplinar de Cuidadores de idosos com Alzheimer sobre as atividades desenvolvidas no mesmo e refletir sobre a importância da participação no grupo para o processo de formação profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva, realizada com acadêmicos dos cursos da saúde da UNIFRA que integram o grupo supracitado. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e analisados pela análise temática. Assim, torna-se importante consolidar o desafio de trabalhar com cuidadores de idosos com Alzheimer, visando o bem-estar do cuidador e portador, acrescentando aos futuros profissionais de saúde um amplo e novo conhecimento a respeito dessa nova experiência.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.