Capacitação em boas práticas para manipuladores da alimentação escolar da rede pública de ensino da região central do Rio Grande do Sul, Brasil

Ariane de Oliveira Botega, Francine Gonçalves Gabbardo, Ana Lúcia de Freitas Saccol

Resumo


No presente estudo objetivou-se avaliar uma capacitação de servidores responsáveis pela alimentação e limpeza de escolas estaduais da região central do Rio Grande do Sul, tendo como temática promover capacitação em relação às boas práticas de manipulação de alimentos. A capacitação foi realizada no mês de outubro de 2009, perfazendo carga horária de 4 horas, por meio de aula expositiva e dialogada. Concomitante a ela, aplicou-se um questionário com 11 questões abertas e fechadas referentes ao perfil dos participantes e a rotina de trabalho executada pelos mesmos. A capacitação contou com 64 pessoas, das quais 42 trabalham no setor a mais de 16 anos, sendo a maioria responsável pela limpeza e alimentação. Constatou-se que 71,8% dos participantes nunca havia participado de um curso sobre manipulação de alimentos. Observou-se que a capacitação teve boa participação e aceitação dos participantes, e a metodologia utilizada foi coerente com o público-alvo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.