A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NAS HABILIDADES DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO

Najara Ferrari Pinheiro, Maira Knackfuss, Ana Paula da Rocha Soares, Ingrid Amaral Corrêa

Resumo


Neste artigo, ligado às atividades desenvolvidas no PIBID, o objetivo é apresentar a discussão teórica referente à influência da família e escola nas práticas de leitura e escrita, e formas para melhorá-las. Tal trabalho tem como suporte os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000), que ditam a respeito do tema em questão, e as ideias de teóricos como Antunes (2010), Lajolo (1982, 2004), Martins (2000), Silva (2005), entre outros. Além disso, foi feita uma discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem com os alunos no ensino fundamental. Logo, tal trabalho surgiu da importância de partilhar algumas informações e reflexões acerca das dificuldades de tratar esse tema nas escolas. Como conclusão, os professores e familiares devem ser motivadores, a fim de um desenvolvimento que reflita na socialização dos alunos no mundo, tornando-os seres críticos e participativos.

Referências


ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo, Parábola Editorial, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BOHNEN, A.; ULLMANN, R. A. Educação – incumbência da família, da igreja e do Estado. São Leopoldo: UNISINOS, 1986.

LAJOLO, M. O texto em sala de aula. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

______. O mundo da Leitura para a Leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 2004.

MARQUES, R. A escola e os pais como colaborar? São Paulo: Texto Editora. 4. ed. 1993.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases. (1996). Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2014.

SILVA, E. T. A produção da Leitura na Escola: pesquisas x propostas. São Paulo: Ática, 2005.

TRAVAGLIA, L. C. A gramática na escola/ Língua Portuguesa: o ensino de gramática. Salto para o Futuro ‐ Boletim, v. 3, p. 73‐97, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Não há custos de publicação e leitura, mas doações são bem vindas.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.