JOGOS DIDÁTICOS: O CIRCUITO NA INTERDISCIPLINARIDADE

Najara Pinheiro Ferrari, Tânia Regina Pires Neves, Amanda Rampelotto Löbler, Leandro Pereira Quevedo, Leila Pereira Cordeiro

Resumo


No presente trabalho, que faz parte do PIBID – um convênio do Centro Universitário Franciscano com a CAPES, tem-se por objetivo a descrição de uma proposta de atividade interdisciplinar contemplando jogos didáticos, destacando a importância da interdisciplinaridade na educação, em específico, no ensino médio. A realização da atividade foi em forma de um circuito que contemplou as disciplinas de Educação Física, Língua Portuguesa, Literatura, Artes e Matemática, cujos participantes foram os alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Walter Jobim. Para elaboração dessa atividade, foi necessária uma revisão bibliográfica acerca da interdisciplinaridade (FAZENDA, 1979) e ludicidade (DINELLO, 2004). Diante disso, ao integrar diferentes disciplinas, em um mesmo projeto ocorre maior interação entre docentes e discentes, contribuindo para melhor contextualização e possibilitando uma transparente troca de conhecimentos no contexto escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Aula de Português: encontros e interação. São Paulo: Parábola, 2009.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais do ensino médio. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2002.

DINELLO, R. Os jogos e as ludotecas. Santa Maria: Pallotti, 2004.

FAZENDA, I. C. A. Interação e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia?. São Paulo: Edição Loyola, 1979.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.

LUCK. H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-motodológicos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

PIAGET, J. O raciocínio na criança. Rio de Janeiro: Real, 1967.

PINHEIRO, N. F. Bate-papo: um formato do gênero entrevista na TV. IN:______. Gêneros: Um diálogo entre comunicação e linguísticas. Florianópolis: Insular, 2013.




DOI: https://doi.org/10.37782/thaumazein.v7i14.223

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Não há custos de publicação e leitura, mas doações são bem vindas.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.