PROMOVENDO A CIDADANIA MUNDIAL: UM EXPERIMENTO MENTAL

Ana Paula Freb Pinheiro, Liz Behr Siqueira, Márcio Paulo Cenci, Valeria Iensen Bortoluzzi

Resumo


O presente artigo é resultado de uma proposta didática de experimento mental, desenvolvida em turmas de ensino médio de uma escola da rede privada de Santa Maria/RS. O objetivo principal foi desenvolver a empatia, ou seja, aprender a se colocar no lugar do outro. Para isso, foi elaborado e aplicado um experimento mental em que os estudantes deveriam escolher uma cidade e visitá-la, ainda que mentalmente. Como resultado, observa-se que os alunos descobriram não só aspectos positivos, como também identificaram os principais problemas desse outro lugar. Essa identificação permitiu aos estudantes o desenvolvimento da cidadania, pois eles passaram a entender diferentes culturas e costumes e, por meio da empatia, colocaram-se no lugar do outro.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Não há custos de publicação e leitura, mas doações são bem vindas.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.